Quem somos

A Oito Vias é uma empresa de consultoria que visa difundir e compartilhar conhecimentos e técnicas adquiridas por um grupo de profissionais de destaque na área de Gestão, Turismo e Projetos. Tem como objetivo desenvolver planos, projetos, programas, produtos, cursos e eventos, visando resultados consistentes e duráveis.


Daniel Spinelli

Graduado em Marketing c/ especializações em Análise Transacional (AT – 202), Educação ao Ar Livre, Facilitação Experiencial Avançada. MBA FGV em Gestão Estratégica.

Já coordenou programas de facilitação para mais de 15 mil participantes de empresas clientes como Volvo, Grupo Barigui, Bunge, Tesa, Caixa Econômica Federal, Unimed Curitiba, Sicredi, Banco do Brasil, GVT, TIM, Petrobrás, SEBRAE nacional, Ministério do Turismo e ABAV.

Facilitou ou moderou  reuniões e treinamentos nos setores público, privado e no terceiro setor já tendo atuado fora do Brasil (Canadá, Noruega, Peru, Argentina, Itália, Coréia do Sul e Portugal) e em mais de 15 estados brasileiros. Atualmente é Chairman do WG-7 – Turismo de Aventura do TC/228 da ISO para construção de normas internacionais do segmento. (Projeto 2009 – 2013)

Fundador e Consultor da PS Treinamento Empresarial: http://pstreinamentoempresarial.com.br/

Coordena e Colabora com o Blog: http://pstreinamentoempresarial.com.br/category/blog-2/

Autor do artigo sobre Autorresponsabilidade: http://pstreinamentoempresarial.com.br/autorresponsabilidade-um-grande-salto-para-o-empoderamento-pessoal/

Autor também do artigo publicado no site da ISO, sobre Turismo de Aventura: http://www.iso.org/iso/home/news_index/news_archive/news.htm?refid=Ref1733

Foi consultor do Projeto Segmentação do Ministério do Turismo, Consultor do Programa Aventura Segura (Abeta, Sebrae e MTur), Consultor Técnico e de Metodologia do Programa de Benchmarking numa parceria de Ministério do Turismo, Sebrae e Braztoa (2008 e 2009) e com a ABAV em 2010. É co-fundador da Praia Secreta Expedições (1996); Vice-Presidente da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo Aventura) 2008/2010, Multiplicador do projeto “Excelência em Turismo” (Ministério do Turismo) da visita-técnica na Nova Zelândia (2005). Membro da delegação brasileira para a reunião do Comitê Técnico de Turismo da ISO na Turquia (Abr/2009). Palestrante em diversos eventos inclusive: Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo em Bonito (MS) – 2008, Seminário Internacional de Turismo de Aventura (evento paralelo a Adventure Sports Fair em São Paulo – 2007), Adventure Travel World Summit – South America, São Paulo – 2008, Adventure Travel World Summit – Europe, Noruega – 2008, Adventure travel World Summit – Quebec – 2009, Salão do Turismo 2009 e 2010, Feira das Americas (ABAV) 2010, Festival de Turismo de Gramado 2010, entre outros.


Dartilene de Souza e Silva

Bacharel em Turismo pela UFPR em 1996. Pós-graduada em Gestão Avançada de Pessoas (MBA Executivo), ISPG – PR, 1999. Consultora de Turismo nas áreas de desenvolvimento de projetos, produtos e roteiros turísticos; agenciamento, hotelaria; ecoturismo e turismo de aventura; orientação para empreendedores na abertura e gestão de negócios com base nas normas técnicas do setor: ABNT NBR 15401:2006 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade e ABNT NBR 15331:2005 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança, e outras normas (NBR ISO 9001:2008, NBR ISO 14001:2004, OHSAS 18001:2007 e NBR 16001:2004). Consultora e Instrutora credenciada do SEBRAE/PR, nos setores Turismo e Qualidade, atuando como coordenadora de Núcleo Setorial de Turismo, na Região Metropolitana de Curitiba, do Projeto Rotas do Pinhão – SEBRAE/PR, além de consultorias, oficinas, estudos e roteiros em todo o Estado. Auditora de Sistema de Gestão da Sustentabilidade, contratada como prestadora de serviços de avaliação da conformidade (auditoria) na norma ABNT NBR 15401:2006- Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e auditora interna de Sistema de Gestão de Segurança (NBR 15331: 2005). Ministrante de cursos e palestras na área. Em 2011 foi consultora e instrutora no projeto Trem é Turismo (ABOTTC e SEBRAE). Membro da comissão temática da Agenda 21 UTP/PR. Foi coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) – executor do Programa Turismo 100% (MTur), visando a melhoria dos serviços turísticos por meio do incentivo à certificação no Turismo. Participou como inspetora na validação da nova Matriz de Classificação Hoteleira e como instrutora dos inspetores do IPEM nesta matriz (MTur, Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM e Inmetro) em 2010. Foi tutora do curso Gestão Estratégica para o Setor de Agenciamento de Viagens, do Projeto de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (PROAGÊNCIA – Fase II, 2011). Em 2008 e 2009 foi tutora do curso à distância (EAD) Sistema de Gestão da Segurança baseado na norma ABNT NBR 15331:2005, do Programa Aventura Segura (ABETA e MTur). Foi professora do Curso de Turismo da Universidade Tuiuti do Paraná nas disciplinas: Agenciamento, Turismo e Meio Ambiente, Ordenamento Territorial e Turístico, e Desenvolvimento do Produto Turístico. Orientadora de Estágio e Trabalhos de Conclusão de Curso. Professora convidada para bancas examinadoras de estágio, monografias e projetos dos Cursos de Turismo da UFPR, UTP, PUC-PR, OPET e Faculdades Curitiba. Lecionou na Faculdade OPET em 2006, as disciplinas: Turismo em Áreas Naturais I e II. Foi facilitadora do módulo Agenciamento e Operação de Roteiros na pós-graduação em Turismo de Aventura e Esportes Radicais, do UnicenP em 2005. Painelista do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Rede de Turismo. Gerenciou de 1997 a 2006 a Ixion Geo Agência de Viagens e Turismo – a primeira operadora de Rafting no Paraná.


Tricia Sander

Bacharel em Turismo pela UFPR, pós-graduada em Turismo – Gestão e Docência pela PUCPR, pós-graduada em Dinâmica de Grupos pela SBDG.

Sócia Diretora da  8 Vias Consultoria e Treinamento, tendo atuado em diversos projetos de Turismo. Consultora credenciada do SEBRAE PR do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba desde 2008 e da Associação Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba desde 2011.

Foi Sócia-fundadora da Orion Agência de Viagens e Turismo – agência e operadora de Curitiba. Foi Coordenadora Operacional do Programa Benchmarking em Turismo 2010 realizado pela ABAV, SEBRAE, Ministério do Turismo e EMBRATUR. Auditora da norma ABNT NBR 15401:2006 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos. Foi Professora do Curso de Turismo da PUC-PR das disciplinas de Agenciamento, Produtos e Roteiros Turísticos, Orientadora de Estágio Integrador, Estágio de Pesquisa e de Trabalhos de Conclusão do Curso no período de 2003 a 2005; Professora convidada para bancas examinadoras de monografias dos Cursos de Turismo da UFPR, Universidade Positivo e PUCPR. Atuou como Diretora e Conselheira da ABAV-PR de 1995 a 2011. Multiplicadora do projeto “Vivências Brasil” (Ministério do Turismo) da visita-técnica em Bonito. Coordenadora e participante nas visitas técnicas: Rússia, Tunísia, África do Sul, Irlanda, Grécia, França, Estados Unidos, México, Costa Rica, Peru, Chile, Argentina e diversos destinos nacionais.