Portfólio

Cliente: SEBRAE/MG

O que: Consultoria em Competitividade

Consultoria especializada para o Projeto de Reforço da Competitividade do Pólo Serra do Cipó.

Quando: 2012 (em andamento)

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Consultoria em Benchmarking

Desenvolvimento de Metodologia de Benchmarking para Projeto Internacional de Levantamento das Melhores Práticas Mundiais do Empreendedorismo

Quando: 2012

 

Cliente: SEBRAE/AM

O que: Consultoria em Gestão da Informação (Empreendedorismo e Competitividade)

Projeto de Gestão da Informação para o Programa Sebrae/AM 2014

Quando: 2012 (em andamento)

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Programa SEBRAE 2014 – Consultoria para a Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba.

Quando: Desde 2012

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Programa SEBRAE 2014 – Consultoria para o Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba.

Quando: Desde 2008

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Programa SEBRAE 2014 – Coordenação da Rede Empresarial Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana.

Quando: Desde 2012

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Programa SEBRAE 2014 – Consultoria em Estratégia e Empreendedorismo

Composição do Bureau de Inteligência do Programa da Copa no PR.

Quando: Nov/2010 até hoje

 

Cliente: Sebrae/PR, SETU, Fórum Metropolitano de Turismo

O que: Consultoria (Segmentação da Oferta, Gestão e Empreendedorismo)

Projeto Segmentação da Oferta Turística e Propostas de Desenvolvimento da Região Turística Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana.

Quando: 2011 – 2012

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Consultoria

Desenvolvimento da Solução Sebrae “Boas Práticas de Segurança para o Turismo na Natureza”.

Quando: 2011

 

Cliente: Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

O que: Auditoria em Sistema de Gestão da Sustentabilidade

Contratada como auditora da norma ABNT NBR 15401:2006- Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos.

Quando: 2011 (até hoje)

 

Cliente: SEBRAE Nacional e ABOTTC

O que: Consultoria e Instrutoria

Projeto Trem é Turismo, temas Qualidade no Atendimento, Gestão de Finanças e Estratégias de Negócios para a operadora do trem e empresas do entorno, nos destinos: Paraguaçu Paulista/SP, Passa Quatro/MG, São Lourenço/MG, Tubarão/SC, Paraíba do Sul/RJ e Campos do Jordão/SP.

Quando: 2011


Cliente:
SEBRAE Nacional e ABAV

O que: Instrutoria e Tutoria em Gestão Estratégica

Curso Gestão Estratégica para o Setor de Agenciamento de Viagens, do Projeto de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas (PROAGÊNCIA – Fase II), nos municípios de Curitiba e Foz do Iguaçu – PR.

Quando: 2011


Cliente:
Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, SEBRAE, Ministério do Turismo e EMBRATUR

O que: Programa Benchmarking – Consultoria em Benchmarking, Estratégia e Gestão Operacional.

Coordenação Técnica e Operacional do Programa na realização de 10 viagens técnicas para os destinos: República Tcheca, Itália, Peru, México, Recife e Olinda, São Paulo, Brotas e Socorro, Gramado e Canela, Búzios e Pantanal. Coordenação de 14 consultores do projeto.

Quando: 2010

 

Cliente: SEBRAE/PR, Instituto de Turismo e Eventos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu, Fórum de Turismo Sustentável Cataratas e Caminhos

O que: Consultoria em Desenvolvimento de Mercado

Estudo Mercadológico da Região Turística Cataratas do Iguaçu & Caminhos ao Lago de Itaipu, sob o ponto de vista mercadológico, envolvendo empreendimentos de 13 municípios.

Quando: 2010

 

Cliente: M. Skaf Consultoria

O que: Consultoria em Ecoturismo e Sustentabilidade

Participação na Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, em Santo Antonio do Leverger/MT, na parte da sustentabilidade, dimensão sócio-econômica e valoração dos custos e benefícios da implantação do ecoturismo no Hotel.

Quando: 2010

 

Cliente: MTur, Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM e Inmetro

O que: Inspeção e Instrutoria em Turismo e Classificação Hoteleira

Inspeção na validação da nova Matriz de Classificação Hoteleira e instrutoria para os inspetores do IPEM nesta matriz, no Paraná.

Quando: 2010

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Consultoria Projeto Rotas do Pinhão. Empreendedorismo e Cooperação

Coordenação do Núcleo Setorial de Turismo de Piraquara e Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba.

Quando: 2010


Cliente:
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

O que: Chairman do WG7 / TC 228 da ISO. Moderação de Reuniões Internacionais

Liderança e moderação das reuniões de construção das normas internacionais para Turismo de Aventura. Reuniões no Brasil, Canadá, Turquia, Coréia e Itália.

Quando: 2009 – 2013


Cliente:
Ministério do Turismo, Braztoa e SEBRAE

O que: Programa Benchmarking. Consultoria em Desenvolvimento de Metodologia de Aprendizagem.

Consultoria Técnica no Projeto de Benchmarking – Realização da revisão metodológica no projeto de benchmarking em turismo. Revisão de todas as ferramentas da metodologia e instrumentos de gestão e monitoramento do programa.

Quando: 2009


Cliente:
Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA

O que: Palestra no Adventure Travel World Summit – Canadá (Quebec/2009).

Tema: os principais desafios da gestão das empresas de aventura e ecoturismo.

Quando: 2009

 

Cliente: SEBRAE/PR

O que: Instrutoria em Gestão Empresarial

Oficina “Elaboração do Preço e Tarifário” para empresários dos Núcleos Empresariais de Turismo do SEBRAE: Ilha do Mel, Castro, Matinhos, União da Vitória e Londrina/PR.

Quando: 2009 – 2010

 

Cliente: SEBRAE – PR

O que: Consultoria em Desenvolvimento de Solução

Desenvolvimento da Solução Sebrae “Divulgação de produtos, empreendimentos e serviços turísticos”.

Quando: 2009

 

Cliente: Ministério do Turismo, Braztoa e SEBRAE

O que: Consultoria técnica no Projeto de Benchmarking – Vivencias Brasil, realizado em Foz do Iguaçu–PR, com o objetivo de estimular a inserção e a diversificação dos produtos ofertados pelas operadoras nacionais e também incrementar a comercialização das empresas participantes e do mercado em geral, levando os agentes de viagem e operadores de turismo a destinos selecionados para conhecerem melhor a localidade e, assim, desenvolver novas oportunidades de venda.

Quando: Projeto Benchmarking 2008

 

Cliente: Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV

O que: Projeto PROAGÊNCIA

Serviço de consultoria especializada na revisão das Competências e Funções profissionais nas Agências de Viagens, avaliação e revisão dos 6 módulos de cursos de Ensino à Distância (EAD).

Quando: 2007 a 2009

 

Cliente: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade – IBQP

O que: Programa Turismo 100% (MTur e Inmetro)

Serviços especializados no gerenciamento de projeto e de equipes.

Quando: 2008 e 2009

 

Cliente: Ministério do Turismo

O que: Jornadas de Segmentação do Ministério do Turismo.

Jornadas de um dia em Santa Catarina e Rondônia, para apresentar os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, capacitando mais de 75 pessoas para que encontrem caminhos de cooperação e associativismo na busca do desenvolvimento turístico desses estados. Participação também, na revisão com contribuições de texto para o caderno de ecoturismo.

Quando: 2007

 

Cliente: Ministério do Turismo e UFSC

O que: Consultoria para EAD de Segmentação – Turismo de Aventura.

Revisão do Caderno de marcos conceituais do segmento, elaboração de conteúdo para curso de Ensino a Distancia, treinamento de tutores e pareceres técnicos nos planos de marketing dos participantes.

Quando: 2009


Cliente:
Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA

O que: Palestra no Adventure Travel World Summit – Europe (Noruega/2008).

Palestra sobre a integração dos atores em destinos de turismo de natureza em busca de melhores resultados para a comunidade, meio ambiente, empresas envolvidas e clientes.

Quando: 2008

 

Cliente: Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA

O que: Palestra no Adventure Travel World Summit – South America (São Paulo/2008).

Tema: os principais desafios da gestão das empresas de aventura e ecoturismo.

Quando: 2008

 

Cliente: SEBRAE – PR

O que: Consultoria em Associativismo

Coordenação do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba.

Quando: 2008 até hoje

 

Cliente: SEBRAE – PR

O que: Consultoria em Gestão Empresarial

Consultorias empresariais especializadas na área de Agenciamento e Operação turística.

Quando: 2008 até hoje

 

Cliente: Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA

O que: Tutoria do curso distância (EAD) Sistema de Gestão da Segurança no Turismo de Aventura, com base na ABNT NBR 15331 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança – requisitos, para 43 turmas (de n° 16 a 59).

Quando: 2008/2009

 

Cliente: SEBRAE – PR

O que: Consultoria e Instrutoria em Gestão Empresarial em Certificação

Consultorias empresariais especializadas, palestras e seminários nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura (normalização e certificação no Turismo).

Quando: 2007 até hoje

 

Cliente: Secretaria Municipal de Turismo de Tibagi – PR

O que: Curso: Turismo – Visão Mercadológica Ênfase em Ecoturismo e Aventura.

A atividade teve por objetivos: definir Turismo e transmitir noções básicas sobre a atividade e o mercado turístico, incluindo a prática de esportes de aventura de forma equilibrada e segura; organizar as atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura que já ocorrem na região; e melhorar o relacionamento entre os prestadores de serviço turístico na cidade.

 

Cliente: Secretaria Municipal de Turismo de Castro – PR

O que: Curso: Iniciação Profissional ao Turismo em Atrativos Naturais.

O objetivo do curso é mostrar a importância do turismo profissional como criador de ambiente favorável ao desenvolvimento local. Os participantes estudaram e praticaram conceitos de desenvolvimento de produtos de turismo para o desenvolvimento sustentável, aliando os pilares da sustentabilidade ao desenvolvimento local.

 

Cliente: SENAC –PR

O que: Curso: Elaboração de Roteiros em atrativos naturais e Palestra na Semana do Meio Ambiente.

Com o objetivo de capacitar os participantes no planejamento de roteiros para o turismo sustentável, o curso teve como programa: Análise do mercado de turismo  aventura no Brasil e no mundo; Análise das motivações e do perfil do turista de aventura (doméstico e estrangeiro); Avaliação de oportunidades e riscos de implementação de atividades de aventura em uma região; Avaliação de situações que impliquem em alteração do programa ou cancelamento das atividades; Análise da legislação pertinente e da responsabilidade dos implicados no turismo aventura.